segunda-feira, 20 de junho de 2016

Resenha: Eu deveria Estar Morto - Damien Jackson


Eu deveria estar morto é um relato da impressionante história de Damien Jackson, escrita por Dave Jackson (que não é seu parente...). A história de Damien é o eco da vida de muitos jovens atualmente, perdidos, desprezados pelos pais, marginalizados pela sociedade. Damien entra cedo nas drogas, no álcool e na criminalidade — a raiva que carrega dentro de si o implode e explode nas brigas entre gangues. A maior qualidade deste livro é que pode ser usado como meio de identificação para alcançar aquele jovem mergulhado nas drogas e na criminalidade e que não vê saída. Ao ler a história de Damien, o pensamento é: “Se houve saída para ele, há esperança para mim.” Além disso, serve como um alerta para aqueles que ainda não desceram tão fundo. É o relato de um rapaz que não tinha perspectiva nenhuma de vida e que encontra na fé a força necessária para acreditar em si mesmo e alcançar a libertação e transformação.

Baseado em fatos reais, "Eu Deveria Estar Morto" deve ser considerado mais uma biografia. O livro conta a história de Damien Jackson, o filho caçula de uma família de negros tipicamente americana, que aos poucos vê sua família - e a sua vida - se transformar radicalmente durante a sua infância e adolescência. O desprezo do pai, o abandono da mãe e a situação financeira deles cada vez mais complcada (o que dificulta ainda mais a série de despejos) contribuíram para que Damien e seu irmão mais velho Derrick (com quem ele é bastante próximo) se sentissem amaldiçoados, odiando o mundo e a eles mesmos.

Os constantes conflitos familiares somados com a instabilidade econômica dos pais e os relacionamentos amorosos conturbados fizeram de Damien e Derrick pessoas mais violentas e amargas, e não demorou para que eles tivessem problemas no colégio. O envolvimento com álcool e o vício em drogas logo se transformaram em tráfico, principalmente de crack, e no envolvimento com gangues e armas. Damien e Derrick ficaram no meio de tiroteios inúmeras vezes e também pensaram em suicídio. Eles deveriam estar mortos, mas quem ou o que o impediu?

"Tornei-me aquilo que jurei nunca me tornar: um homem violento e agressivo. Com um coração frio e uma mente criminosa... Uma estatística. Eu não era um figurão do tráfico de drogas. Era apenas o cara que ficava na esquina se dando bem em cima dos outros. Eu trabalhava nas ruas. Vendendo crack a quem quisesse comprar. Eu tinha de lutar as minhas próprias batalhas para me manter vivo."

O livro se torna interessante acima de tudo pela sua narrativa dinâmica e envolvente, e a forma de comunicação dos membros de gangues americanas lembra o vocabulário popular brasileiro. No fim das contas, este livro é a prova viva de que qualquer pessoa  pode ter um final feliz, não importa o quão conturbado tenha sido seu começo.

"Meus ombros tremiam. Comecei a chorar. Bebia e fumava cada vez mais.Acada dia me sentia mais fraco de espírito.
-Não posso mais fazer isso - murmurei.
Peguei a Dirty Harry novamente. Dessa vez, em vez de apontar para as árvores cruzando a claridade, girei o tambor e apontei para a minha cabeça. Essa seria a  saída para ficar livre daquela confusão."

Sei que vai ser piegas falar isso, mas esse livro trás uma história que é de fato uma lição de vida, de fé e superação, devido tudo que o personagem enfrentou em sua infância e adolescencia. A leitura é bastante válida, este livro é capaz de abrir os olhos daqueles para quem a sociedade permanece de olhos fechados, se mantendo alheios à violência que existe na sociedade (seja ela americana ou a nossa).




Eu deveria estar morto
Título Original: Shouda Been Dead
Autor: Dave Jackson
ISBN: 9788571406742
Ano: 2013
Páginas: 252
Editora: Unipro
Pontuação: ★★★☆☆
Lido em: Novembro de 2014

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário abaixo, se expresse e fique a vontade, sua opinião é muito importante para nós, pode ter certeza de que faremos o que puder para ajudar... beijinhos, até a próxima e volte sempre ^.^